Anuncio

Busca

Democratização da cultura



Aumenta cada vez mais o número de sites de entidades e mesmo sites pessoais que disponibilizam obras que, talvez, a maioria de nós nunca teria acesso caso não estivéssemos na era digital. Se a internet é ou não a Biblioteca de Babel de Borges, difícil confirmar, mas a comparação é válida.
Podemos citar aqui diversos projetos de digitalização de acervos que estão democratizando o acesso à cultura e, direitos autorais à parte, penso que este caminho já não tem volta. Por que? Porque a livre circulação de cultura na internet não precisa pisar no direito autoral, mas novos meios devem ser criados, inclusive pelo Direito, para manter a integridade e a propriedade intelectual daquele que pensou e estruturou determinada obra, apesar de todo o conhecimento ser recriado, não surgindo nada do nada. Quem pode dizer que é autor 100% de uma obra, ou que escreveu cinco linhas sem ter tomado alguma palavra ou expressão de outrem? Eu nunca, principalmente neste texto!

Outro detalhe... quantas obras magníficas produzidas em diversas áreas do conhecimento não se multiplicam simplesmente porque as editoras não se interessam na republicação de novas edições!!!!

Mais uma defesa? Preservação da natureza! Nada como um bom monitor de computador para substituir o desmatamento (apesar de eu ter que confessar que prefiro um livro na minha mão a ler na tela do computador), mas para os ecologistas pregadores do armagedon é um grande argumento.
Bem, não entrarei a fundo nestes temas, quero apenas deixar alguns links de projetos que estão auxiliando na divulgação de grandes e raras obras. Não deixe de acessar:

- Domínio Público (Biblioteca digital do Governo Federal)
- Brasiliana USP (Projeto da Reitoria da Universidade de São Paulo)
- Biblioteca Digital Mundial (UNESCO)
- Acervo HBC - Música e literatura (Hermínio Bello de Carvalho)
- TV Cultura

2 comentários:

  1. Gostei do post!!
    "Viva a biblioteca alternativa!"

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Também gostei e muito!
    Manu

    ResponderExcluir